Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feita a cirurgia de hérnia umbilical?

Sutura de uma cirurgia de hérnia umbilical
26Maio, 2020

A cirurgia de hérnia umbilical é o único tratamento possível para o abaulamento que surge na região do umbigo, um problema relativamente comum que ocorre quando há algum defeito ou enfraquecimento na parede abdominal umbilical. Como resultado da abertura na região, algum órgão interno pode extravasar e gerar assim a hérnia.

Essa formação geralmente é indolor, embora existam casos em que o paciente apresenta dores — que podem se intensificar durante a realização de esforço físico como levantar peso ou se abaixar para pegar algum objeto no chão. Mesmo nos casos em que o indivíduo não sente nenhum incômodo, a cirurgia de hérnia umbilical deve ser considerada para que a condição não se agrave.

Hérnia umbilical: o que causa e como é o diagnóstico

Por ter abrigado o cordão umbilical, a região da musculatura do abdômen que fica próxima ao umbigo é naturalmente mais fraca. Se, ao longo dos anos, o indivíduo adotar hábitos que favoreçam ainda mais esta fragilidade ou forçar demais a região abdominal, a hérnia pode se desenvolver. Nesse sentido, os principais fatores de risco para hérnia umbilical são:

  • Tabagismo;
  • Doenças do colágeno;
  • Gravidez;
  • Prática de exercícios de alta intensidade;

O tratamento desta alteração é sempre feito por meio da cirurgia de hérnia umbilical, uma vez que os medicamentos são eficientes apenas para controlar os sintomas. O diagnóstico da hérnia pode ser feito de duas maneiras: por meio de exames de imagem ou apenas pelo aparecimento da protrusão característica das hérnias abdominais.

Como é a cirurgia de hérnia umbilical?

Chamada de hernioplastia ou herniorrafia, a cirurgia de hérnia umbilical pode ser realizada a partir de 3 metodologias distintas. São elas:

Cirurgia aberta

Este é o procedimento tradicional, em que o cirurgião faz uma incisão na região umbilical e reposiciona o órgão extravasado. Em seguida, a parede abdominal que se rompeu e formou a hérnia é devidamente suturada. Pode ser colocada uma tela cirúrgica para reforçar a musculatura da região, mas essa avaliação é feita caso a caso.

Cirurgia por videolaparoscopia

Esta é uma técnica minimamente invasiva, em que são realizadas três pequenas incisões na região para a introdução de uma câmera e instrumentos cirúrgicos. Em geral, esta técnica é mais indicada para hérnias maiores ou que já foram operadas anteriormente, embora a recomendação necessite da avaliação criteriosa de um médico.

Cirurgia robótica

A metodologia robótica de cirurgia de hérnia abdominal é a mais moderna, sendo executada por um robô que é controlado por um cirurgião.

Em todos os casos, a hernioplastia é realizada com o paciente anestesiado e devidamente acompanhado por uma equipe especializada em cirurgia de hérnia abdominal. Um acompanhamento pós-operatório adequado e orientado também é fundamental para a completa recuperação do indivíduo que foi submetido ao procedimento.

Por que a hernioplastia umbilical é importante?

Uma vez que muitos pacientes com este tipo de hérnia abdominal não apresentam sintomas ou desconfortos, é comum que eles questionem sobre a real necessidade de se submeter à cirurgia de hérnia umbilical. Como foi dito, entretanto, a intervenção é a única maneira efetiva de tratar o problema e evitar complicações de uma hérnia não tratada. Cada paciente deve discutir com seu médico as opções e riscos envolvidos.

O encarceramento é o principal risco de não realizar a cirurgia de hérnia umbilical, uma complicação em que a porção do órgão extravasado fica presa e sem receber uma quantidade adequada de sangue. Nesses casos, o quadro pode evoluir para necrose do órgão afetado, demandando uma operação de emergência.

O tratamento por meio da cirurgia de hérnia umbilical é um método eficaz, mas que demanda avaliação prévia e acompanhamento especializado. Para saber mais sobre o assunto, consulte os especialistas da Hérnia Clinic.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal;

Centro Especializado em Hérnia – Hernia Clinic.