O único tratamento para Hérnia Incisional é fazer cirurgia?

Atualizado em: 04/11/2024

Após uma cirurgia, um paciente percebeu uma “bolinha” na incisão e foi diagnosticado com hérnia incisional. Esse tipo de hérnia surge devido à fragilidade da parede abdominal no local da incisão. Mesmo que pequena, é recomendada uma nova cirurgia para evitar complicações como o encarceramento, que pode cortar o fluxo sanguíneo e exigir cirurgia de urgência.

Neste post, iremos falar sobre a hérnia incisional, uma hérnia que pode aparecer após uma cirurgia devido a fragilidade da parede abdominal no local da incisão. Veremos quais são os seus sintomas e possíveis tratamentos.

Saiba as causas da hérnia incisional

Como ocorre a hérnia incisional?

A hérnia incisional ocorre sobre uma incisão cirúrgica. Isso significa que pode surgir após uma cirurgia em que a barriga foi cortada ao meio, desenvolvendo uma “bolinha” na região, como no corte lateral do apêndice ou em pequenas incisões realizadas em cirurgias de laparoscopia, por exemplo.

Essas incisões podem gerar fragilidade na parede abdominal, e, devido a alterações de colágeno, essa área pode ceder e formar uma abertura.

O que pode ser feito?

No caso da hérnia incisional, mesmo que pequena, a recomendação não é apenas observar o paciente. Ele deve ser submetido a uma nova cirurgia, pois existe o risco de que essa hérnia permita a saída de conteúdo intestinal, que pode ficar preso.

Esse quadro é conhecido como encarceramento. O encarceramento pode limitar o suprimento sanguíneo da área que saiu da cavidade abdominal, ou seja, o sangue não consegue chegar até a estrutura que está fora, o que pode provocar um episódio de estrangulamento, exigindo uma cirurgia de urgência.

Para a hérnia incisional, geralmente é realizada uma avaliação pré-operatória para um diagnóstico mais preciso. O risco é estratificado, levando em consideração fatores como diabetes, obesidade ou tabagismo do paciente, que podem influenciar no resultado.

Como é feita a cirurgia de hérnia incisional? Saiba mais

Além disso, o paciente é submetido a uma tomografia para auxiliar no planejamento da correção cirúrgica.

Dr Paulo Barros Hernia Clinic

Dr. Paulo Barros

CRM: 141104

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO - RQE Nº: 60770

CIRURGIA GERAL - RQE Nº: 60769

Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Hernia; Membro da Sociedade Brasileira de Hérnia; Membro da Sociedade Americana de Hérnia.

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta

Agende a sua consulta

e melhore sua qualidade de vida!
Clínica especializada em cirurgias de Hernias Abdominais
Agende sua consulta