Fale conosco pelo WhatsApp

Quanto tempo dura a Cirurgia de Hérnia?

Médicos em uma cirurgia de hérnia
23mar, 2020

O tempo médio de duração de uma cirurgia de hérnia depende da região que o abaulamento surgiu e da técnica cirúrgica a ser utilizada.

Via de regra, a cirurgia de hérnia costuma ser rápida, tendo esse tempo médio alterado apenas em casos de hérnias grandes, presença de complicações ou devido ao encarceramento da hérnia.

Para tornar o entendimento mais didático, o Dr. Bruno Hernani cirurgião do aparelho digestivo da Hernia Clinic, concedeu algumas informações relativas a hernioplastia. Confira!

O que é hernioplastia?

A cirurgia de hérnia, denominada na área médica como hernioplastia, tem por objetivo corrigir o defeito da musculatura da parede abdominal que ocasionou o surgimento da condição, podendo ela ser uma hérnia inguinal, umbilical, incisional ou epigástrica.

O abaulamento causado refere-se à passagem de órgãos, como o intestino, pelo buraco ocasionado pelo anel herniário, tendo como única forma de tratamento a cirurgia de hérnia.

Quais os métodos cirúrgicos para tratar uma hérnia?

Atualmente, o paciente pode ser submetido a três metodologias cirúrgicas distintas, são elas:

Cada uma das técnicas tem tempo de duração distintos, sendo que a indicação de uma delas cabe ao cirurgião que leva em conta as características da hérnia e também de cada paciente.

Quanto tempo leva a hernioplastia aberta?

Tudo vai depender da localização e do tamanho da hérnia que estamos tratando. A técnica aberta pode demandar maior tempo por parte do cirurgião por conta de incisões maiores. No caso da hérnia inguinal, esta cirurgia de hérnia aberta demanda 60 minutos ou mais para ser concluída e, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, ainda é a metodologia cirúrgica mais utilizada para o tratamento dessas hérnias. Isso muito se deve à falta dos materiais e experiência necessária para cirurgia minimamente invasiva.

O tempo maior refere-se a incisão — que é consideravelmente maior — e a sutura dos tecidos abertos, sendo importante muita cautela do cirurgião para que não ocorra a recidiva da condição.

Qual o tempo para cirurgia de hérnia por videolaparoscopia?

A videolaparoscopia é um procedimento considerado minimamente invasivo e de grande eficácia na correção de hérnias abdominais. A cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia, por exemplo, tem um tempo médio de 40 minutos (pode variar para um pouco mais), sendo que o pós-operatório costuma ser mais confortável quando comparado ao da cirurgia aberta. Não é necessário um tempo prolongado de internamento, sendo comum que o paciente receba alta no mesmo dia.

O menor tempo para realização do procedimento deve-se ao fato de a cirurgia ser feita por pequenos portais (um para uma câmera acoplada), não demandando cortes grandes nem grandes suturas.

Tempo da hernioplastia por via robótica

A cirurgia de hérnia via robótica é o que há de mais moderno no tratamento da condição. O procedimento tem tempo similar a videolaparoscopia, sendo que alguns tipos de hérnia, o tempo pode ser ainda menor. Também dispensa grandes cortes.

Em todos os casos, o procedimento pode incluir a colocação da tela cirúrgica, malha que colabora para a correção do afrouxamento da parede abdominal, reduzindo as chances de a hérnia retornar no mesmo local.

Outro ponto a ser destacado é que o tempo correto para cirurgia de hérnia dependerá de sua complexidade e de características próprias de cada paciente. Logo, esses períodos são médios com base na experiência dos cirurgiões da Hernia Clinic.

Fonte:

Centro especializado em hérnias Hernia Clinic;

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal.