Sintomas da hérnia de Spiegel

Mulher com as mãos na barriga, local avermelhado.

Tipo raro de hérnia pode ter um diagnóstico desafiador e causar complicações graves, caso não seja devidamente tratado

A hérnia de Spiegel é um tipo raro de hérnia, representando de 1% a 2% dos casos de hérnia da parede abdominal anterior. O problema ocorre em uma região bem específica, mais precisamente na aponeurose spigeliana, parte lateral do abdômen entre o osso da bacia e o umbigo. Nessa região, há uma intersecção de músculos que pode ser mais fraca, dando origem ao orifício herniário por onde extravasa parte de tecidos e órgãos.

Quero tratar uma hérnia!

Os sintomas da hérnia de Spiegel podem acometer pessoas adultas do sexo masculino e feminino, mas alguns estudos indicam que as mulheres podem sofrer mais com esse problema. O enfraquecimento da parede abdominal que dá origem à hérnia de Spiegel pode ser congênito ou adquirido pelo aumento da pressão intra-abdominal por conta de esforço físico excessivo, obesidade, gravidez, tosse crônica e doenças do tecido conjuntivo e colágeno.

Saiba mais sobre os sintomas da hérnia de Spiegel e outras informações importantes sobre essa condição.

Quais os principais sintomas da hérnia de Spiegel?

Apesar de alguns casos serem completamente assintomáticos, o principal sintoma da hérnia de Spiegel é a sensibilidade e/ou dor abdominal, principalmente quando o indivíduo pratica alguma atividade, e o aparecimento de uma massa abdominal saliente na região lateral do abdome, próximo ao osso da crista ilíaca da bacia.

Outros sintomas da hérnia de Spiegel que podem ser observados são náuseas e vômitos, quando a hérnia causa uma obstrução intestinal. É preciso ter muita atenção aos sintomas da hérnia de Spiegel, principalmente em casos de obstrução intestinal, porque a condição pode evoluir para complicações mais graves, como o encarceramento e estrangulamento da hérnia, e exigir um atendimento médico de urgência.

Como é feito o diagnóstico desse tipo de hérnia?

O diagnóstico da hérnia de Spiegel pode ser difícil devido às características específicas desse tipo de hérnia. A massa saliente costuma ser pequena e estar localizada abaixo do músculo oblíquo externo, dificultando o exame físico com palpação.

Apesar disso, o diagnóstico é feito com base no relato do paciente sobre os sintomas da hérnia de Spiegel e em exames, como:

• Exame físico com palpação;
  • Ultrassonografia abdominal;
  • Tomografia computadorizada.

Tratamento eficaz para hérnias: Agende sua consulta - Atendimento em São Paulo!

Opções de tratamento

Este tipo de hérnia deve ser tratada logo quando for diagnosticada para evitar o estrangulamento e encarceramento. O único tratamento da hérnia de Spiegel eficaz para corrigir uma hérnia abdominal é o cirúrgico – a hernioplastia, cujo objetivo é reposicionar órgãos e tecidos extravasados para o interior da cavidade abdominal.

Cirurgia de hérnia de Spiegel

A cirurgia de hérnia de Spiegel pode ser feita de maneira tradicional ou laparoscópica/robótica, técnicas minimamente invasivas que reduzem as chances de complicações e proporcionam uma recuperação mais rápida ao paciente.

No procedimento, o cirurgião recoloca as estruturas deslocadas de volta à sua posição original. O orifício é fechado com a colocação de uma tela cirúrgica para reforçar a parede abdominal e prevenir a reincidência da hérnia.

Quando a hérnia é corrigida por uma cirurgia minimamente invasiva, o paciente pode ter alta hospitalar no dia seguinte do procedimento e se recuperar totalmente em duas semanas, desde que todos os cuidados pós-operatórios sejam seguidos de acordo com a recomendação médica.

A Hernia Clinic é uma clínica especializada no tratamento das hérnias da parede abdominal, entre elas a hérnia de Spiegel. Nosso time é formado por cirurgiões especialmente dedicados ao estudo e tratamento dessa patologia, oferecendo aos nossos pacientes um atendimento de excelência.

Para saber mais informações sobre os sintomas da hérnia de Spiegel, agende sua consulta com a Hernia Clinic!

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal