A clínica Hernia Clinic tem expertise no tratamento de hérnias na região do abdômen, sendo as mais comuns a inguinal, incisional, epigástrica e a umbilical. Entretanto, essas não são as únicas hérnias possíveis da região, sendo ainda diagnosticados outros tipos de hérnia, são os casos das hérnias de Spiegel e Lombares.
Hérnias de Spiegel
Hérnia de Spiegel é uma condição rara que representa de 0,1 até 2% de todos os casos diagnosticados de hérnia da parede abdominal. A patologia consiste em um defeito, ou seja, a presença de um orifício na região anterolateral do abdome, mais comumente abaixo da cicatriz umbilical.
Por conta da conformação dos músculos da parede abdominal, a região pode apresentar uma fraqueza que — associada a fatores de risco que aumentam a pressão intra-abdominal, como tosse crônica, obesidade, trabalhos que exigem o emprego de muita força, dentre outros — leva a formação da Hérnia de Spiegel.
A hérnia de Spiegel deve ser tratada com cirurgia devido ao alto risco de encarceramento e complicações da mesma, sendo que quando isso ocorre é necessária intervenção emergencial. Em sua grande maioria a cirurgia para correção da hérnia de Spiegel é feita de forma minimamente invasiva, por laparoscopia. Entretanto, é necessária avaliação criteriosa do paciente para a identificação da metodologia cirúrgica que melhor resultará em melhora do quadro clínico do paciente.
Hérnias Lombares (Grynfelt ou Petit)
Além do tratamento de hérnias da parede anterior do abdômen, a clínica Hernia Clinic atende ainda pacientes que apresentam hérnias lombares, sendo elas: hérnia de Grynfelt ou Petit. Localizadas na parede posterior do abdome, a hérnia lombar ou dorsal é muito rara e surge por um defeito na fáscia e na musculatura da parede dessa região.
Geralmente se manifestam com abaulamentos ou “bolas” na parte lateral posterior do abdome ou mesmo nas costas do paciente. O tamanho da hérnia lombar evolui progressivamente, e, dessa maneira, o tratamento cirúrgico está indicado sempre que ela for diagnosticada e consiste na reconstrução da parede que apresentou tal defeito.
Esse procedimento é feito em boa parte dos casos de forma minimamente invasiva, podendo necessitar de cirurgia aberta conjuntamente. Assim como a hérnia de Spiegel, pacientes diagnosticados com este caso raro de hérnia devem ser avaliados por especialistas de forma minuciosa para a identificação da metodologia cirúrgica que melhor tratará a patologia.
Para entender sobre as hérnias e como elas s e desenvolvem, entre em contato agora mesmo com a Hernia Clinic e agende a sua consulta.