Fale conosco pelo WhatsApp

Saiba como aliviar dor de hérnia na virilha

imagem ilustrativa
12jul, 2022

A hérnia inguinal é o tipo mais comum dentre as hérnias abdominais, e o seu tratamento, além do cirúrgico, buscará formas de aliviar as dores.

A hérnia na virilha, denominada hérnia inguinal, é um abaulamento que atinge a região da virilha, próxima ao púbis. Seu diagnóstico é realizado a partir da avaliação física em consultório médico, sendo comum a dispensa de exames de imagem, uma vez que a hérnia inguinal apresenta características definidas. Muitos pacientes acometidos pela condição se perguntam: “como aliviar a dor de hérnia na virilha?”.

É comum que além das características físicas, pacientes acometidos pela hérnia inguinal sofram com dores ou desconfortos na região. Desta forma, vamos esclarecer como aliviar a dor de hérnia na virilha e, principalmente, o tratamento adequado para sanar a hérnia inguinal.

O que é a hérnia inguinal?

A hérnia inguinal é o nome utilizado para definirmos a conhecida hérnia na virilha, aquela que atinge a região inguinal. Esta protuberância que se forma na virilha é resultado de um ponto fraco na musculatura que reveste a parede abdominal, possibilitando o escape de um ou mais órgãos internos para fora dessa proteção.

As hérnias inguinais podem se desenvolver por condições congênitas, através do não fechamento do caminho de descida do testículo, no caso dos homens. Já as causas adquiridas caracterizam-se pelo desgaste e abertura da musculatura da parede abdominal, o que pode ocorrer em pessoas que praticam esportes de alto impacto ou em pessoas de idade mais avançada.

Visível principalmente quando o paciente tosse ou se levanta, a hérnia inguinal pode ser assintomática, como também pode causar dores e incômodos. O olhar atento para essa condição não deve vir apenas quando buscamos métodos de como aliviar a dor de hérnia na virilha, mas sim durante os primeiros sinais de anormalidade na região.

Como é a dor de hérnia inguinal

Antes de se buscar alternativas de como aliviar a dor de hérnia na virilha, é fundamental buscar um médico especialista no tratamento de hérnias para o diagnóstico preciso. E você pode procurar esse profissional ao sentir:

  • Inchaço ou abaulamento na virilha, próximo ao púbis;
  • Sensação de peso na virilha;
  • Dor ou desconforto ao se curvar ou se levantar.

Após a investigação profissional, o paciente será direcionado aos melhores métodos de como aliviar a dor de hérnia na virilha.

Tratamentos para aliviar a dor da hérnia na virilha

O tratamento medicamentoso, por meio de analgésicos e anti-inflamatórios, é uma forma de como aliviar a dor de hérnia na virilha. No entanto, é importante reforçar que a analgesia alivia o incômodo e o sofrimento do paciente, mas não soluciona a protuberância da região, assim como não é o suficiente para evitar os possíveis riscos da hérnia inguinal.

O tratamento da hérnia na virilha, e de todos os tipos de hérnias abdominais, sempre será cirúrgico. Portanto, ao detectar os primeiros sintomas da hérnia inguinal, recomendamos que busque um médico cirurgião do aparelho digestivo para a avaliação do seu caso. Um profissional sempre optará por técnicas que evitem o sofrimento do paciente, sendo assim, ele poderá prescrever os medicamentos que diminuam as dores sem impactar o seu caso.

Outras alternativas que auxiliam no anseio de como aliviar a dor de hérnia na virilha podem ser as compressas frias na região ou o uso de roupas íntimas com sustentação. Lembrando que essas opções devem ser sempre alinhadas com o seu médico, e não serão a cura para a sua hérnia inguinal.

Quando optar pelo tratamento cirúrgico da hérnia inguinal

Como citamos, o tratamento cirúrgico é o procedimento mais indicado para todos os casos de hérnia na virilha. Seja para pacientes assintomáticos, que percebam apenas o abaulamento na região inguinal, ou para aqueles que sofrem em busca de uma forma de como aliviar a dor de hérnia na virilha, o procedimento operatório será definitivo no tratamento dessa condição, com baixos índices de recidiva.

É importante salientar que mesmo as pessoas acometidas pela hérnia inguinal que não sentem dores e incômodos devem procurar um cirurgião do aparelho digestivo para avaliação. Isso acontece, pois a hérnia é uma falha no tecido de sustentação da parede abdominal, e os órgãos internos que escapam por essa abertura correm o risco de sofrer estrangulamento.

Busque ajuda profissional imediatamente se você sente um ou mais dos sintomas a seguir:

  • Dor forte na região da hérnia;
  • Vômitos e náuseas;
  • Inchaço na região inguinal;
  • Endurecimento da protuberância com ou sem vermelhidão local;
  • Ausência de fezes.

A hérnia inguinal é uma doença séria, e esses podem ser alguns dos sintomas que indicam o seu nível de evolução. Por mais que você procure opções de como aliviar a dor de hérnia na virilha, busque um médico de sua confiança e não opte pela automedicação.

Para mais informações sobre hérnias, entre em contato agora mesmo e agende sua consulta.

Fontes:

Hernia Clinic

Ministério da Saúde