Hérnia escrotal pode causar impotência?

imagem ilustrativa

Caso não seja tratada adequadamente, hérnia inguinal pode causar problemas de fertilidade e impotência sexual

A hérnia inguinal é uma alteração que se caracteriza pelo aparecimento de um abaulamento na região da virilha, um sintoma que pode ser acompanhado por dores e desconfortos. Este é um problema resultante da existência de um ponto fraco na musculatura inferior do abdômen, por onde o conteúdo interno acaba atravessando a região muscular e se projeta em direção à pele.

Quando este estufamento progride em direção a região testicular, a alteração recebe o nome de hérnia escrotal. O problema pode causar dor e sensação de pressão na região, fazendo com que o paciente se preocupe com sua saúde e passe a questionar se a hérnia escrotal pode causar impotência.

Quais são as causas da hérnia escrotal?

As hérnias abdominais são causadas por uma fraqueza na região do abdômen, permitindo que parte do conteúdo interno da cavidade abdominal extravase. Embora o problema possa se manifestar em qualquer fase da vida, o mais comum é que ocorra em idosos ou recém-nascidos.

Herança genética, histórico anterior de cirurgias abdominais, obesidade e tabagismo estão entre as causas que favorecem a condição. Além disso, o processo de formação dos meninos dentro do útero pode colaborar para o desenvolvimento da condição em pessoas do sexo masculino (já que os testículos se formam dentro do abdômen e descem até a bolsa escrotal por um canal, que deve cicatrizar antes do nascimento. Falhas na cicatrização podem deixar a região mais vulnerável).

Principais sintomas

Apesar da preocupação em relação a se a hérnia escrotal pode causar impotência, este não é um sintoma da condição. Podemos listar como principais sinais desta alteração:

• Protuberância na região da virilha e no escroto;
  • Dor ou desconforto ao se levantar, carregar peso ou curvar o corpo para a frente;
  • Sensação de pressão na região.

Em caso de encarceramento, uma complicação grave da hérnia abdominal, o paciente pode apresentar vômitos, cólicas e diminuição do ritmo intestinal.

Como é o tratamento?

O tratamento da hérnia escrotal é sempre cirúrgico, sendo que o mais comum é que o paciente seja encaminhado para a intervenção o mais rápido possível. O ideal é que o tratamento não demore muito para ser executado, de modo a evitar complicações como o encarceramento ou infertilidade.

A cirurgia consiste no reposicionamento do órgão extravasado, que deverá ser devolvido à cavidade abdominal, e fechamento da abertura por onde o conteúdo passou. Para fortalecer a musculatura e evitar que o problema volte a se manifestar, uma tela cirúrgica geralmente é posicionada na região.

Hérnia escrotal pode causar impotência ou infertilidade?

A resposta para esta pergunta é, sim: a hérnia escrotal pode causar impotência e comprometer a fertilidade do paciente, porém trata-se de uma complicação extremamente rara. Isso acontece quando a condição prejudica o fluxo sanguíneo da região, além de comprometer a produção e armazenamento de espermatozoides, o que não acontece em hérnias de tamanho pequeno e médio. Trata-se de uma complicação pouco frequente que acontece geralmente em hérnias grandes ou complicadas com encarceramento/estrangulamento.

A própria cirurgia para correção da parede abdominal é outro fator que justifica a afirmação de que a hérnia escrotal pode causar impotência, caso durante o procedimento ocorra lesão ou bloqueio da circulação dos testículos ou dos ductos por onde sai o sêmen.

Caso a doença se desenvolva ainda na infância, a hérnia escrotal pode causar impotência por causa de problemas no desenvolvimento dos testículos ao longo dos primeiros anos de vida. Todas essas complicações também levam a uma maior dificuldade de ter filhos de maneira natural.

Vale lembrar novamente que isso é raro e a maioria dos casos de hérnia escrotal o paciente não fica com qualquer tipo de sequela após a cirurgia. Cada caso é único e deve ser analisado de maneira individualizada.

Para saber mais sobre hérnias, entre em contato com a Hernia Clinic.

Hernia Clinic.