Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os sintomas da hérnia ventral?

Mão apertando hérnia em barriga de paciente.

Protusão na região anterior do abdômen é o principal sintoma da condição, mas pode não ser o único

A hérnia ventral é uma condição que pode ser percebida como um caroço ou abaulamento na região anterior da parede abdominal. Isso quer dizer que todos os tipos de hérnias que surgem nessa região do abdômen podem ser chamados de ventral.

As causas da hérnia ventral estão relacionadas ao enfraquecimento muscular da parede interna abdominal, que leva a uma abertura por onde ficam protusas partes de tecidos ou de órgãos, como o intestino.

O caroço ou abaulamento perceptível é o único sinal da hérnia ventral na grande maioria dos casos, sem manifestação de qualquer outro tipo de sintoma. No entanto, existem situações em que outros sintomas da hérnia ventral podem surgir — e, dependendo da manifestação, podem indicar algum tipo de complicação.

Quero tratar uma hérnia!

Principais sintomas da hérnia ventral

O principal sintoma da hérnia ventral, como já mencionado, é o abaulamento visível na parede anterior do abdômen. Essa protusão pode ser facilmente manipulada, com o material herniado livre através dela — isso indica que não há complicações.

Dependendo da localização da protusão, a hérnia ventral pode ser nomeada de outras formas, como a hérnia umbilical, a hérnia epigástrica e a hérnia de Spiegel. Na maioria dos casos, o único sintoma é a protusão em si, mas alguns pacientes podem manifestar alguns outros sintomas da hérnia ventral, além deste. São eles:

  • Dor e desconforto abdominal no local da hérnia, principalmente durante e após realizar esforços físicos;
  • Náuseas e vômitos;
  • Inchaço e vermelhidão na região afetada;
  • Endurecimento da região.

Casos em que há leve desconforto local como sintoma da hérnia ventral podem não representar uma complicação. No entanto, os demais sintomas podem ser sinais de encarceramento da hérnia, que ocorre quando os tecidos protusos ficam presos pela abertura da parede abdominal.

A hérnia encarcerada precisa ser tratada com urgência, uma vez que pode impedir o fluxo natural do intestino, por exemplo. Além disso, pode se complicar ainda mais e se tornar uma hérnia estrangulada, condição em que o suprimento de sangue é cortado, podendo levar à morte dos tecidos.

Identifica algum desses sintomas? Entre em contato agora mesmo!

Agende uma consulta

Como tratar os sintomas da hérnia ventral?

O tratamento dos sintomas da hérnia ventral depende de como eles se manifestam e da gravidade da condição. Primeiro, é preciso entender que somente a cirurgia é capaz de reverter o problema de forma definitiva. No entanto, casos sem complicação não têm indicação urgente do procedimento.

Antes da cirurgia, é importante avaliar a presença de sintomas e analisá-los com o auxílio de medicações ou mudança de hábitos, como evitar fazer esforços físicos sobre a musculatura abdominal. Essas ações contra os sintomas da hérnia ventral, no entanto, não devem ser realizadas se eles indicarem complicações — casos em que a cirurgia deve ser realizada quanto antes.

A hernioplastia pode ser realizada de três formas diferentes: com uma cirurgia aberta, em que o cirurgião reposiciona os tecidos protusos e fecha a parede na musculatura do abdômen por meio de uma incisão; ou com uma das duas cirurgias minimamente invasivas, a laparoscópica ou a robótica, em que os instrumentos cirúrgicos são operados através de pequenas incisões.

Vale lembrar que, após a cirurgia, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações pós-operatórias e esteja atento a qualquer sinal que indique o retorno dos sintomas da hérnia ventral ou qualquer outro tipo de complicação.

Qual profissional realiza o diagnóstico da hérnia ventral?

O diagnóstico pode ser feito a partir da identificação dos sintomas da hérnia ventral com o auxílio de exames de imagem que podem ser solicitados para confirmar o problema e entender sua gravidade.

Esse diagnóstico inicial pode ser realizado por médicos em geral. No entanto, por ser a cirurgia o tratamento que corrige a condição, o cirurgião especialista em aparelho digestivo é o profissional mais recomendado para diagnosticar e tratar o problema.

Trate a hérnia ventral com os especialistas da Hernia Clinic!

Agende uma consulta

Tratamento da hérnia ventral com a Hernia Clinic

A Hernia Clinic possui um corpo de profissionais com formação e experiência amplas no acompanhamento e tratamento da hérnia ventral e outros tipos de hérnias abdominais, sempre se atualizando no que há de mais novo e promissor no manejo dessas condições.

Entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Hernia Clinic

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Biblioteca Virtual em Saúde